Veiguinhas ainda não tem EIA

PUB.

Sex, 07/08/2009 - 08:53


O Estudo de Impacte Ambiental para a construção da Barragem de Veiguinhas ainda não está concluído. A câmara de Bragança tinha dado um prazo à empresa Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro para que o documento fosse entregue até 30 de Julho.  

Mas o que é certo é que o processo ainda não está concluído.

O presidente da câmara de Bragança adianta que já esteve reunido com o secretário de estado do ambiente para acertar pormenores.

“Está em fase final de conclusão para ser apresentado” adianta Jorge Nunes, revelando que “recentemente tivemos uma reunião com o secretário de estado e a Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro no sentido de fazer uma abordagem à forma final de apresentação para que o estudo fizesse um enquadramento mais adequado daquilo que são os impactes negativos e positivos do proceso”.

 

Segundo Jorge Nunes o estudo deve ser apresentado nas próximas semanas.

O autarca acrescenta que desta vez os impactes ambientais não deverão representar entraves à construção da infra-estrutura. “O trabalho está a ser feito no sentido de se encontrar uma solução final para o abastecimento de água a Bragança e integrada no sistema do Alto Sabor” afirma convicto que “durante as próximas semanas estão reunidas as condições para o estudo ser apresentado”.

 

Em relação ao abastecimento público durante este verão, Jorge Nunes garante não haverá problemas, já que as reservas de água na barragem de Serra Serrada são suficientes.

“As reservas estão ao nível dos anos anteriores, embora tenha sido um ano de pouca chuva” refere o autarca, salientando que apesar disso “tem havido uma boa gestão do sistema”.

 

Mesmo que não chova, a cidade de Bragança deverá ter água pelo menos até ao final de Novembro.

Escrito por Brigantia