Sendim homenageia Pauliteiros

PUB.

Qua, 15/07/2009 - 09:10


Sendim, em Miranda do Douro, comemorou os 19 anos de elevação à categoria de vila com uma homenagem ao Pauliteiro. Foi construído um espaço próprio onde os visitantes podem ver a história destes guerreiros de saias.  

“Esta é uma marca da cultura mirandesa e aqui sempre houve pauliteiros desde há centenas de anos e nunca tinha havido uma homenagem ao pauliteiro” por isso, “esta casa dedica-se a uma amostra da cultura, desde a criação até agora” refere o presidente da junta de Sendim.

Nesta casa do pauliteiro, para além de se ficar a conhecer a história desta arte, os visitantes vão ter ainda a oportunidade de assistir as diversas danças guerreiras. “O grupo de pauliteiros vai ficar aqui sedeado e por isso as pessoas vão poder assistir aos ensaios” acrescenta Norberto Marcos.

 

Esta casa do pauliteiro resulta da recuperação de um antigo edifício que já tinha servido de instalação aos antigos correios e à junta de freguesia.

Custou cerca de 45 mil euros financiados pelo programa AGRIS e pela câmara municipal de Miranda do Douro.

 

Para além desta infra-estrutura a junta de freguesia inaugurou também o Carreirão das Arribas.

Um percurso pedestre com cerca de 10 quilómetros que vai dar directamente às arribas Douro.

Segundo o presidente da junta de freguesia de Sendim, este projecto nasceu da necessidade de recuperar alguns trilhos que há muito são procurados pelos amantes da natureza. “É o avivar dos antigos trilhos que nós chamamos de carreirões para promover o turismo pedestre e atrair pessoas” refere.

 

O carreirão das arribas e a casa do pauliteiro duas novas infra-estruturas que foram inauguradas no dia que Sendim celebrou o décimo nono aniversario de elevação a vila.

Escrito por CIR