Congida já tem Bandeira Azul

PUB.

Seg, 06/07/2009 - 08:23


Já foi hasteada a bandeira azul na praia fluvial da Congida, em Freixo de Espada à Cinta. Aquela infra-estrutura tem agora reconhecida a qualidade e a acessibilidade para deficientes.  

Esta era uma velha ambição da autarquia que procedeu à requalificação ambiental do local afim de transformar o espaço num ponto turístico de excelência.

As obras estão concluídas e a praia abriu aos banhistas este fim-de-semana.

“As obras já estão terminadas, há apenas pequenos pormenores que a Bandeira Azul exige e que nos levaram a adiar a abertura da praia em dois ou três dias” refere o presidente da câmara de Freixo, “mas as condições mínimas exigidas estão cumpridas” garante.

 

No entanto, ainda há pormenores que têm de ser corrigidos. “As portas das casas de banho não têm a largura legal para os deficientes, bem como o acesso dos deficientes ao rio que ainda não está garantido e falta ainda a relva crescer” explica José Santos salvaguardando que “não há risco de a bandeira azul ser retirada porque as condições mínimas estão garantidas e os problemas que há vão ser resolvidos até ao dia 15, como nos foi exigido”.

 

A praia fluvial da Congida vai ser complementada por um parque de campismo, cujas obras provisórias já avançaram.

A ideia de ser flutuante já foi abortada. “Não é o projecto flutuante, mas sim em terra e já estamos a fazer obra, pois as máquinas já estão no terreno” revela o autarca. “Vai ser construído em patamares e neste momento estamos a fazê-lo de forma provisória porque para não estragar aquilo que já fizemos, não se pode para já acampar aqui” explica José Santos. “Faremos depois uma candidatura para a construção definitiva do parque de campismo” conclui.

 

As obras da praia fluvial da Congida custaram cerca de um milhão de euros.

Escrito por Brigantia