Rui Gonçalves assegurou quarto posto na Inglaterra

PUB.

Seg, 01/06/2009 - 17:42


O piloto de Vidago teve um primeiro dia de qualificação com alguns problemas, mas nas duas mangas de corrida, apesar do estado do terreno, acabou no quarto lugar da geral.

 

 

Condições meteorológicas invulgares este fim-de-semana na pista de Mallory Park: muito calor e algum pó num traçado que não agradou à maior parte dos pilotos do mundial de MX2 que tiveram de lutar com uma pista de piso muito duro e zonas de uma só trajectória.

Rui Gonçalves teve uma prestação muito regular e amealhou valiosos pontos numa prova que nem sequer começou bem como nos conta o piloto português. Disse, ”A corrida de qualificação no sábado não correu lá muito bem pois logo na terceira curva da primeira volta caí no meio do pelotão, estava um bocado de pó e desequilibrei-me a tentar sair dos regos. Ainda por cima, um piloto deu-me um toque por trás e as motos ficaram embrulhadas. Demorei um bocado a levantar a moto e quando voltei à corrida estava em último. Tive de fazer a corrida toda a recuperar lugares e rodei agressivo até 16º, que não foi mau, tendo em conta que saí em último".

Quanto ao dia seguinte, explicou, "Na primeira manga de domingo arranquei nos lugares da frente mas não me senti muito bem, incharam-me os braços durante a manga toda e perdi alguns lugares. Mesmo assim consegui aguentar-me em sétimo, perdi alguns pontos mas o campeonato é longo por isso não foi mau.

Para a segunda manga a equipa fez algumas modificações na minha moto ao nível das suspensões e senti-me logo muito mais à vontade. O arranque foi muito bom pois mesmo partindo do lugar onde estava consegui fazer o holeshot! Estive bastante forte e liderei a corrida durante muito tempo até o Musquin me passar já perto do final da corrida. Ele encontrou umas trajectórias diferentes e esteve muito rápido durante todo o fim-de-semana. Consegui assegurar o segundo posto à vontade, foi um resultado muito positivo esta segunda manga tendo em conta que pistas como esta não são das que mais me convém, digamos assim."

Rui Gonçalves, concluíu assim a sua explicação para a prova inglesa, "Tentei ser consistente durante todo o fim-de-semana, neste momento não estou a pensar em termos de campeonato, tento sim andar nos lugares da frente corrida a corrida. A pista hoje não era muito exigente fisicamente mas mais em termos de trajectórias. Neste momento sinto-me muito confiante, estou contente com este fim-de-semana e vou bastante positivo para a próxima prova pois ainda é uma longa caminhada até à última corrida…”

Rui continua no próximo fim-de-semana em Ernée (França) a sua “investida” ao título mundial na classe de MX2 esperando reduzir a diferença de apenas 32 pontos que tem para o primeiro, o seu novo colega de equipa Marvin Musquin, que “aterrou” de surpresa na passada semana na equipa do piloto de Vidago (KTM-Red Bull) substituindo o lesionado Shaun Simpson.

Classificação MX2 Mallory Park (Inglaterra)

1. Marvin Musquin, France, 50
2. Steven Frossard, France, 42
3. Gautier Paulin, France, 36
4. Rui Gonçalves, Portugal, 36 pontos
5. Jeremy van Horebeek, Belgium, 29



 Campeonato do Mundo MX2

1. Marvin Musquin, France, 234
2. Gautier Paulin, France, 219
3. Davide Guarneri, Italy, 208
4. Rui Gonçalves, Portugal, 202
5. Xavier Boog, France, 178