Centro Hípico pode passar para gestão privada

PUB.

Qua, 13/05/2009 - 08:28


O Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade está à procura de uma solução para tentar resolver o futuro do Centro Hípico de França, no concelho de Bragança. Há vários meses que o espaço não está aberto ao público, apesar de os funcionários e os animais se manterem no local.  

O espaço continua a ter interesse, como local de atracção para o Parque Natural de Montesinho, mas simplesmente não funciona.

Situação que não agrada ao ICNB.

“O Centro Hípico de França é importante para o Parque Natural de Montesinho, a actual situação não nos agrada e por isso estamos a tentar encontrar uma solução sustentável” refere o director-adjunto das áreas classificadas do Norte.

 

Alegadamente, o ICNB não paga a renda do Centro Hípico à Junta de Freguesia de França há cinco anos.

Um facto que o director-adjunto das áreas classificadas do Norte não confirmou, nem desmentiu.

Duarte Figueiredo admite apenas que o ICNB não tem vocação para gerir centros turísticos.

 

Ao que tudo indica o futuro deve passar pelos privados. “Do nosso ponto de vista tem interesse, mas resta saber se as forças vivas locais têm interesse” afirma, acrescentando que “a promoção turística tem de ser colocada num privado pois nós não temos vocação institucional para dinamizar estruturas turísticas”.

 

Mesmo na questão da gestão das Casas Natureza, em parceria com as juntas de freguesia, Duarte Figueiredo lembra que tal só vai acontecer até que o mercado esteja solidificado.

“Quanto mais cedo nos conseguirmos retirar como jogadores desse mercado, melhor” considera o responsável. “Nós não queremos ser operadores turísticos, mas sim que haja capacidade e dinamismo empresarial para que seja dada a oportunidade aos privados” salienta.

Escrito por CIR