Seg, 11/05/2009 - 08:29
Vão ser investidos 470 mil euros para recuperar o edifício onde vai ficar instalada a loja e onde já funciona o serviço de Finanças.
A secretária de Estado da Modernização Administrativa refere que “vai haver mais serviços integrados, em balcão único com serviços de finanças, conservatórias do registo civil e predial”. Além disso, haverá um “balcão multi-serviços que nos permite trazer a carta de condução, passaporte, ADSE e Caixa Geral de Aposentações” acrescenta Maria Manuel Leitão Marques salientando que “as tecnologias permitem-nos trazer estes serviço sem trazer os funcionários desses serviços”.
O secretário de Estado Adjunto e da Administração Local elogia o dinamismo da câmara de Freixo para encontrar um espaço que pudesse acolher a loja do cidadão. “Temos de saudar a capacidade de iniciativa da câmara de Freixo que conseguiu encontrar soluções de espaço que noutros municípios haverá dentro de algum tempo, mas aqui será primeiro”.
Quanto ao impasse que se mantém em Bragança para encontrar uma localização adequada para a loja, Eduardo Cabrita, adianta que o problema já não será resolvido nos próximos tempos. “Esperemos que se encontre uma solução tão cedo quanto possível, mas provavelmente já não será nos próximos meses” afirma, “mas estamos abertos para trabalhar com todos os municípios da região”.
Já o presidente da câmara de Freixo de Espada à Cinta considera que a loja é um instrumento fundamental para não deixar perder serviços no concelho. “Receamos que no futuro os serviços essenciais fujam daqui” refere José Santos. “Alguns já saíram mas com esta estrutura vamos tentar traze-los de volta”.
O autarca alerta para o facto de não estar previsto que os serviços da segurança social integrem a loja do cidadão “mas vamos fazer todos os esforços para que isso aconteça, já que os serviços em Freixo estão muitas vezes fechados porque só têm uma funcionária que está constantemente de baixa por razões de saúde”.
Uma situação que vai ser analisada.
Escrito por Brigantia