Seg, 11/05/2009 - 08:24
A bandeira azul pelo sexto ano consecutivo e o facto de hastear, mais um ano, a bandeira verde Eco XXI fazem do concelho de Macedo de Cavaleiros um exemplo no que respeita às temáticas ambientais
A jóia da coroa é mesmo a Albufeira do Azibo e, segundo Duarte Figueiredo, responsável do ICNB para as áreas protegidas do norte, há razões para isso. “A estratégia da câmara está no bom caminho ao preservar os valores naturais e ao mesmo tempo utilizar e potenciar os recursos biológicos existentes” afirma.
Para este responsável falta ao Azibo, a Montesinho e ao Douro Internacional, a aposta dos privados.
“É importante que o promotor privado tenha percepção do mercado que aqui existe” considera Duarte Figueiredo.
No caso concreto do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, o vice-presidente da autarquia, lembra o que já foi feito pela Câmara Municipal. “Estamos a divulgar as várias actividades que aqui desenvolvemos, desde os percursos pedestres ao BTT, observação de aves e cursos de identificação de orquídeas e de cogumelos” afirma Duarte Moreno.
A Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo tem falta de alojamento.
Há muito que se fala na criação de um parque de campismo.
Um tema que continua na agenda da autarquia, mas Duarte Moreno refere que a questão é tão sensível quanto aquela área protegida. “É uma questão sensível porque o facto e estarmos numa paisagem protegida não nos deixa fazer tudo o que nos queremos” afirma, acrescentando que “temos intenção de fazer o parque de campismo mas não sabemos se este é o local ideal”.
As décimas jornadas sobre a Conservação da Natureza e Educação Ambiental, foram organizadas pelo Fundo para a Protecção de Animais Selvagens.
Escrito por CIR