Presidentes de junta do concelho de Bragança recebem apelo especial

PUB.

Qua, 22/04/2009 - 10:37


Portugal é o país com a taxa mais baixa de participação nas eleições europeias. Para inverter a situação, o eurodeputado Carlos Coelho apelou aos presidentes de junta de freguesia do concelho de Bragança, que estão de visita a França, que mobilizem a população a votar.  

Num jantar, em Estrasburgo, anteontem, o eurodeputado defendeu que a ideia de que as europeias serem eleições menores tem de ser banida.

 

Além disso, Carlos Coelho considera que o problema é nacional e não apenas específico de uma região, “avaliando pelas pessoas do litoral que preferem a praia ao voto”, considerando que “há um problema no país relativamente à média europeia, porque os portugueses votam menos”.

 

O eurodeputado entende que esta situação se deve à falta de informação e por isso apelou aos 33 presidentes de junta de freguesia do concelho de Bragança que mobilizem a população para ir às urnas.

 

Adriano Rodrigues, representante dos presidentes de junta, acredita que no próximo acto eleitoral a participação rural vai ser maior porque, segundo diz, as mentalidades já evoluíram. “Neste momento já há mais condições para convencer mais as pessoas do que em anteriores votações. Têm evoluído muito as populações do meio rural e já há muita juventude nas listas dos meios rurais, que incentivam as pessoas mais idosas a votar”, explica Adriano Rodrigues.

 

A deslocação dos presidentes de junta ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, pode também ser uma forma de contribuir para um melhor desempenho dos portugueses nas eleições europeias.

  Escrito por Brigantia