Airtricity quer avançar com parque eólico em Montesinho em 2011

PUB.

Seg, 06/04/2009 - 08:30


A empresa irlandesa que apresentou o projecto em Bragança há precisamente dois anos tem neste momento em elaboração o Estudo de Impacte Ambiental para a instalação de um parque eólico na Serra de Montesinho com uma capacidade de 600 MW.  

Desde 2007 já foram gastos mais de um milhão de euros em estudos económico-financeiros e medições de ventos.

No entanto, a empresa ainda não sabe quando é que pode avançar com as obras por falta de um concurso público para a exploração.

 

“Nós estamos a fazer isto tudo sem ter o direito de ligação à rede e o que seria necessário neste momento era ter uma noção de quando é vamos poder ligar a instalação porque isso tem de ser por via de um concurso pelo qual aguardamos com expectativa” afirma Luís Antunes, representante da Airtricity em Portugal.

 

Mas ainda há outro problema.

A nova sub-estação de Macedo de Cavaleiros, para já, não tem capacidade para receber toda a energia que o parque vai produzir.

Mas Luís Antunes diz que haverá reforços de potência para além da possibilidade de vender a energia para o mercado ibérico.

“Temos estado em reuniões com a REN, baseando-nos no plano de investimentos até 2010 e aquilo que verificamos é que a região vai ser alvo de investimentos que permitirão adequar a rede à recepção desta potência” adianta. “Vai haver um reforço que também está ligado com os investimentos de interligação com a rede espanhola”.

 

Segundo as previsões da empresa, se ainda houver um concurso até ao final deste ano, o parque pode começar a ser construído em 2011.

“O nosso plano de investimentos até 2013 prevê 250 MW para o país e queremos que uma parte desta potência seja a primeira fase do projecto eólico de Montesinho” revela Luís Antunes acrescentando que para estar em operação até 2013 “o concurso terá de sair até ao final deste ano” porque depois segue-se a fase de licenciamento durante 2010.

 

O Parque Eólico de Montesinho vai ser construído em quatro fases sendo que até 2013 a Airtricity quer ter a funcionar 150 a 200 MW.

Neste projecto a empresa irlandesa deverá investir mais de mil milhões de euros, caso atinja os 600 MW de potência.

Escrito por Brigantia