Qua, 01/04/2009 - 08:57
A responsável reuniu-se no Governo Civil com os presidentes de Câmara de Vila Real, Santa Marta de Penaguião e Régua, bem como os presidentes de Junta das freguesias abrangidas pela via-férrea, entre outras entidades.
E com todos eles assumiu o compromisso de reabrir a linha dentro de ano e meio.
Antes explicou-lhes que a segurança da ferrovia foi analisada por especialistas suíços, que chegaram à conclusão que a linha precisava de uma intervenção profunda e que por isso tinha de se suspender o serviço já.
“Estando em causa a segurança das pessoas não há que pensar duas vezes, tem de se encerrar a linha” afirma a secretária de estado dos transportes. A linha vai ser encerrada “para fazer obras que são urgentes”.
Depois veio o compromisso com o calendário. “Estima-se que uma parte da obra vai ser iniciada em Junho desde anos, outra parte em Setembro e tudo estará concluído em Setembro do próximo ano” adianta Ana Paula Vitorino.
O custo estimado da obra ronda os 27 milhões de euros.
Em relação à linha do Tua, Ana Paula Vitorino reafirmou que aguarda a decisão sobre a construção de uma barragem junto à foz do rio Tua. “Neste momento aguardamos a decisão do processo de avaliação de impacte ambiental barragem” admite a governante acrescentando que se o empreendimento não for construído “não será questões orçamentais que vão pôr em causa investimentos necessários para a segurança” da linha do Tua.
Escrito por CIR