Ter, 31/03/2009 - 08:19
A linha para comboios de alta velocidade que liga Madrid a Vigo vai passar a norte da região transmontana e terá uma paragem na Puebla de Sanábria.
A confirmação foi feita pelo alcaide da Puebla à Brigantia.
“É uma boa notícia para a Puebla e para Trás-os-Montes que lutamos juntos para que houvesse uma estação de comboio de alta velocidade na Puebla” afirma José Fernandes.
Prevê-se que as obras esteja concluídas em 2012, mas “para nós era fundamental ter esta estação e já fui publicada a elaboração do projecto”.
O alcaide de Puebla de Sanábria, elenca ainda as vantagens que esta paragem do TGV pode trazer para região transmontana juntamente com as estradas e o aeroporto em Bragança.
“Isto aproxima-nos porque vamos estar em Madrid numa hora e vinte minutos” refere José Fernandes, acrescentando que a Bragança “falta fazer esta ligação em estrada entre Bragança e a Puebla porque assim teríamos, comboio, aeroporto e estradas”.
Para o presidente da câmara de Bragança a paragem do TGV em na Puebla de Sanábria era o argumento que faltava para justificar o aeroporto em Bragança. “Em 2012 Bragança poderá aceder à rede de transporte de alta velocidade europeia” refere Jorge Nunes salientando a mais valia dado que “nessa altura a auto-estrada estará construída e aí o transporte aéreo vem complementar o processo de acessibilidades à região”.
Fica a faltar uma melhoria na ligação entre Rio de Onor e Puebla de Sanábria, uma vez que já foi lançado o concurso público para a execução do projecto de requalificação da estrada entre Bragança e aquela aldeia transfronteiriça.
Escrito por Brigantia