Qui, 22/01/2009 - 08:07
Um espaço com produtos gourmet, mais restaurantes e uma luta de touros.
Estas são algumas das novidades que a Feira do Fumeiro de Vinhais reserva para a sua 29ª edição.
De 5 a 8 de Fevereiro esta vila do nordeste transmontano será a capital do fumeiro e o objectivo é mesmo assumir-se como a feira do fumeiro nacional e até internacional.
De acordo com o presidente da câmara vinhaense, “o concelho já tem a feira do fumeiro da região e está a começar a entrar no caminho da feira nacional, sendo que posteriormente iremos caminhar para a internacional”. Américo Pereira diz que “diariamente há pessoas de fora do concelho, do pais e da vizinha Espanha, que nos solicitam lugares para vender e expor os seus produtos aqui na feira”.
O edil dá como exemplo da expansão do certame a necessidade de terem este ano, pela primeira vez, um espaço destinado aos produtos gourmet. “São mais de 40 expositores deste tipo de produtos e é um desafio importantíssimo”, destaca. Américo pereira sublinha ainda que “`pela primeira vez na região e provavelmente no norte do país vai haver uma feira com esta natureza”.
Em Vinhais não se temem quaisquer complicações com a segurança alimentar, apesar de para o ano o certame ter de obedecer a um novo regime de licenciamento industrial.
O novo diploma ainda não vai afectar a edição deste ano da Feira do Fumeiro.
De acordo com Carla Alves, a coordenadora da Feira do Fumeiro de Vinhais, “é um decreto-lei que entra em vigor a 29 de Janeiro e que vai introduzir alterações porque revoga o decreto-lei das cozinhas regionais de fumeiro”. Desta forma, na próxima Feira do Fumeiro “teremos de nos enquadrar neste regime de licenciamento”, refere Carla Alves. A responsável explica que apesar de ser “um regime de licenciamento industrial, cabe lá a produção local e a pequena produção e é por aí que vamos tentar que estes pequenos produtores para o ano também estejam nesta feira legais”.
Este ano a feira do fumeiro de Vinhais vai contar com 90 expositores de fumeiro, 40 de produtos gourmet, 15 de máquinas agrícolas e 64 artesãos.
Haverá também 10 tasquinhas típicas para quem quiser provar alguns petiscos.
Já a animação musical conta com nomes como Roberto Leal e Tiago Bettencourt, o vocalista dos Toranja.
O Orçamento para a 29ª edição do certame será inferior ao do ano passado, que foi de 170 mil euros.
Escrito por Brigantia