Incêndio em palheiro mata dois burros

PUB.

Ter, 20/01/2009 - 09:48


Um palheiro ardeu esta madrugada na aldeia de Paradela no concelho de Miranda do Douro.  

Por volta das seis e meia da manhã os bombeiros foram chamados ao local para apagar as chamas que depressa deflagraram devido à palha que se encontrada no interior do edifício.

 

Os soldados da paz conseguiram evitar que as chamas se propagassem a uma habitação que estava perto do local.

No entanto dois asininos acabaram por morrer por asfixia.

 

A combater as chamas estiveram 15 homens e duas viaturas.

 

 

 

Segundo Irundino João, comandante dos bombeiros de Miranda do Douro suspeita-se que o incêndio teve origem em cinzas mal apagadas que ali estavam depositadas. “Durante o dia houve ali lume e depois a cinza foi desviada para um canto da casa de recolha de alfaias, onde se deu a inflamação”, explica. Para o comandante o incêndio podia ter tido piores consequências. “Havia muitas matérias inflamáveis, mas já não deixamos propagar as chamas”, adianta.

 

Irundino João aproveita para alertar a população para terem cuidados com as cinzas. “Com as temperaturas baixas, a continuidade do lume nas lareiras e ao querer-se fazer o aproveitamento das cinzas e não as colocar na rua pode ser perigoso”, alerta o comandante. “A cinza se estivesse na rua, como caiu neve durante a noite em Paradela, tinha-se apagado, assim, como estava dentro da casa provocou o incêndio”, conclui.

Escrito por CIR