Casa do Douro paga dívida com vinho

PUB.

Ter, 20/01/2009 - 09:03


A Casa do Douro deverá pagar a divida de 100 milhões de euros ao Estado em vinho. Esta possibilidade já foi aceite pelo ministério das finanças.  

O presidente da Casa do Douro diz que o Ministério das Finanças aceitou que a instituição pague a sua dívida em vinho.

Em causa está um montante que ronda os 100 milhões de euros.

 

Manuel António Santos refere que recebeu uma carta, na passada sexta-feira, a dar conta dessa disponibilidade. “O ministério das finanças aceita que paguemos a dívida com vinhos e eu espero que este processo dê resultado” afirma o presidente da Casa do Douro.

Manuel António Santos acredita que este vai ser o ano da clarificação da situação da Casa do Douro porque “não podemos continuar nestas condições”.

 

Para além das dívidas, o dirigente quer ver definido qual é o estatuto que a instituição deve ter, se associação pública, ou se associação privada.

Para o efeito foi elaborada uma petição que vai ser apresentada, em breve, na Assembleia da República e que foi assinada por 4000 agricultores e “presumo que na próxima semana teremos condições para entregar a petição” refere Manuel António Santos.

 

As eleições para a Casa do Douro estão marcadas para 1 de Fevereiro.

Manuel António Santos já tem listas para o Conselho de Vitivinicultores em 16 de 17 Municípios da Região Demarcada do Douro. “As minhas listas foram apresentadas logo no primeiro dia em que isso era possível em todos os concelhos excepto em Freixo de Espada à Cinta”.

 

Manuel António Santos é presidente da Casa do Douro há uma década e está em vias de renovar o mandato por mais quatro anos, já que é o único candidato à liderança da instituição.

Escrito por CIR