Capital da Cultura do Eixo Atlântico decidida em Macedo

PUB.

Seg, 19/01/2009 - 08:24


Macedo de Cavaleiros acolheu uma reunião da Comissão de Cultura do Eixo Atlântico onde foi decidido que Vila Nova de Gaia vai ser a primeira capital da cultura desta euro-região.  

Vila Nova de Gaia vai ser a primeira Capital da Cultura do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular.

A candidatura da cidade foi aprovada na reunião da Comissão de Cultura da euro-região, que decorreu no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.

 

Durante os meses de Junho, Julho e Agosto, diversas actividades de animação cultural vão encher a cidade de Vila Nova de Gaia, sempre tendo em conta também a promoção das restantes cidades pertencentes à euro-região.

 

“Foram criados grupos de trabalho nas várias valência da cultura que vão trabalhar com a equipa de Gaia para desenvolver esse projecto e desenvolver algo relacionado com a imagem das cidades que fazem parte do Eixo Atlântico” refere o presidente da comissão cultural do Eixo Atlântico.

 

Mário Dorminsky anunciou, por isso, a criação de três comissões de trabalho para assegurar as diferentes valências artísticas.

Assim, a programação de "Gaia 2009 - Capital da Cultura do Eixo Atlântico" vai tocar todas as categorias artísticas, e pretende potenciar o crescimento do número de visitantes e turistas.

 

“Nós fizemos um projecto que apresentamos ao ministério da economia e esperemos que tenha uma resposta positiva” afirma o responsável acrescentando que “se a verba que nos for atribuída for próxima daquilo que pedimos vamos ter condições para fazer um evento de grande dimensão”.

 

A "Expo-Cidades do Eixo Atlântico" deve servir também de lançamento para a versão Passaporte Cultural do Eixo.

Vai haver palcos onde grupos das cidades do Eixo vão poder levar os seus costumes e tradições.

 

Pertencem à Euro-região 34 cidades, 17 portuguesas, 17 espanholas.

Na região há seis cidades que pertencem ao Eixo Atlântico: Bragança, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Vila Real, Chaves e Lamego.

Escrito por CIR