Há 3 novos STUB’s na cidade de Bragança

PUB.

Sex, 16/01/2009 - 08:21


Há 3 novos STUB’s ao serviço dos brigantinos. Os autocarros são mais pequenos e mais modernos e vão operar em 4 linhas urbanas.

O Serviço de Transportes Urbanos de Bragança (STUB) tem três novos autocarros que começaram ontem a circular.

Vão operar em três das quatro linhas urbanas.

 

Na viagem inaugural, muitos dos habituais utentes mostraram-se surpreendidos por entrar num autocarro mais moderno.

É mais pequeno do que os anteriores mas apreciam o facto de ser moderno.

 

“Fiquei surpreendida, mas gosto porque é moderno”, diz Maria Amélia, uma das utilizadoras. “São mais estreitinhos e têm melhores condições para andar na cidade, é uma maravilha”, comenta Manuel Rodrigues. Para ele, os autocarros também têm a vantagem de serem “mais fáceis para subir”, uma vantagem para pessoas idosas.

 

“O facto de serem viaturas novas é sempre bom”, afirma também António Coelho.

Estes três novos autocarros vão substituir outros três que já tinham mais de 20 anos de existência e que operavam nas sete linhas rurais.

Desta forma a autarquia renova a frota e reduz a média de idade dos veículos pesados de passageiros. “Temos uma frota de 17 autocarros e procedemos à substituição de 3, renovando a frota e permitindo ter uma média de 8 anos de idade, quando era de 12,2”, explica Rui Caseiro, o vice-presidente da câmara. “Estamos abaixo dos 10 anos o que é um bom indicador para uma frota de transportes urbanos”, refere ainda.

 

Dar aos cidadãos melhores condições de transporte é o principal objectivo da câmara de Bragança com a aquisição destes três autocarros.

Rui Caseiro, o vice-presidente salienta que os veículos “são de menor capacidade, mas mais ajustados às necessidades das nossas linhas urbanas no dia-a-dia”. Para além disso,  “são mais económicos, melhor preparados para o meio urbano e para a acessibilidade das pessoas porque tem o piso rebaixado e estão preparados para o transporte de pessoas em cadeiras de roda”, acrescenta.

 

Em 2008 foram transportados pelos STUB’s 600 mil passageiros, dos quais 55% ocorreram nas linhas urbanas.

Estes três autocarros custaram à câmara de Bragança 478 mil euros.

Escrito por Brigantia