Ter, 13/01/2009 - 12:57
Alguns alunos do externato Liceal de Torre Dona Chama manifestaram esta manhã o seu descontentamento devido à alegada falta de aquecimento dentro das salas de aula.
Os alunos exibiam cartazes com as suas reivindicações e alguns estavam cobertos com mantas, num gesto alusivo ao frio que passam na escola.
A manifestação foi à porta do estabelecimento.
“Só ligam o aquecimento quando lhes apetece”, denuncia uma das alunas. “Ontem esteve um frio que não se podia aguentar em lado nenhum e não ligaram o aquecimento, só ao último tempo da tarde”, acusa outro estudante.
Os alunos fizeram ainda queixa das eventuais retaliações sofridas por parte da escola, devido à greve que hoje realizaram.
Foi-lhes dito que não teriam direito à refeição na cantina e que lhes seria negado o transporte, ao fim do dia, para as respectivas casas. “Houve um professor que nos disse que ou nós entrávamos ou então não têm almoço nem transporte”, denuncia outro dos alunos ouvidos. “Não querem gastar dinheiro com os alunos e por isso não põem outra caldeira, mas a sala dos professores e do gabinete do presidente do conselho executivo está sempre um forno e nas nossas salas não”, aponta ainda uma estudante.
Da parte da escola, não foi possível ouvir ninguém do conselho executivo. Foi-nos dito que o presidente se encontrava ausente e que mais ninguém teria autorização para prestar declarações.
Mesmo assim, fomos convidados a entrar nas salas de aula que estavam aquecidas.
Confrontados os alunos, afirmaram que hoje se registou uma situação pontual, talvez devido à manifestação dos alunos e possível presença de órgãos de comunicação social. “Como nos viram aqui de manhã com os cartazes ligaram o aquecimento, mas agora de certeza que já desligaram”, diz um estudante. Também uma outra aluna revelou que não é costume as salas estarem assim quentes.
Escrito por CIR