Consequências de AVC’s atenuadas com tratamento disponível na VMER

PUB.

Sex, 09/01/2009 - 09:27


A partir da próxima semana a VMER do distrito de Bragança vai ter disponível o tratamento por fibrinólise, um método que permite salvar muitas vidas em casos de acidente vascular cerebral e que até aqui só estava disponível em Vila Real.  

A Brigantia sabe que na próxima segunda-feira o tratamento já deverá estar operacional na Viatura Médica de Emergência e Reanimação e a partir do dia 19 na Urgência do Hospital de Bragança.

 

A fibrinólise chega na sequência da implementação da Via Verde para o AVC, que já está a funcionar nas três unidades do Centro Hospitalar do Nordeste.

Este corredor de emergência vai estar a funcionar a 100% já a partir do final do mês.

 

“Já iniciamos os processo com formação dos médicos e no final deste mês o serviço estará disponibilizado à população” garante o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Nordeste.

 

Henrique Capelas explica ainda que esta Via Verde tem como principal objectivo minimizar as sequelas dos doentes de AVC e quando “o doente é detectado há logo um contacto para o hospital através dos bombeiros ou INEM e quando entra tem uma equipa pronto para o receber de imediato”.

 

No distrito de Bragança registam-se cerca de 500 casos anuais de acidentes vasculares cerebrais.

Escrito por Brigantia