Nova vaga de enceramento de SAP em 2009

PUB.

Sex, 02/01/2009 - 19:32


O ministério da saúde anunciou uma nova vaga de encerramentos de SAP (serviços de atendimento permanente) ao longo de 2009. De acordo com edição de hoje do Diário de Notícias, os encerramentos vão envolver 20 serviços do Norte e centro do país. Para já o ministério da saúde não avança quais os SAP em causa. Mota Andrade, o deputado de PS eleito por Bragança, diz que os encerramentos de SAP dos centros de saúde do distrito de Bragança só vão acontecer depois de construído o IP2, IC5 e auto-estrada.

“Essas alterações a acontecerem só será quando as estradas, nomeadamente a auto-estrada transmontana, IP2 e IC5 estiverem concluídos, ou seja, em 2011”, avança o deputado socialista. Antes da conclusão destas vias, Mota Andrade acredita que não se reúnem condições “para haver alterações em termos dos SAP”. Para além das acessibilidades, o socialista acrescenta que é necessária também a vinda do helicóptero do INEM para Macedo de Cavaleiros.

 

Por outro lado, o deputado do PSD, Adão Silva, acusa o governo de ter uma atitude de prejuízo com as populações mais isoladas do distrito de Bragança. No entender do social-democrata o “propósito do governo é reduzir a despesa pública, fazendo um exercício de Robin dos Bosques ao contrário”, ironiza.

 

Berta Nunes, a coordenadora da sub-região de saúde de Bragança não acredita que o encerramento dos SAP no distrito aconteça antes da vinda de um helicóptero do INEM para Macedo de Cavaleiros.”Quando tivermos o helicóptero no terreno teremos todas as condições que foram acordadas no protocolo que foi assinado entre a ARS-Norte e os autarcas do distrito”, explica.

 

Recorde-se que, depois de vários meses de atraso, a vinda do helicóptero está prevista para Junho deste ano.

Escrito por Brigantia