Qui, 06/11/2008 - 11:14
O lema da actividade é “Mobilidade, Acessibilidade e Cidadania”. Para Ângela Prior, da Ordem dos Enfermeiros, promover a acessibilidade a espaços e serviços públicos das pessoas com deficiência no seu dia a dia é o principal objectivo desta acção. “Queremos sensibilizar a comunidade em geral e os responsáveis legais para a questões das barreiras arquitectónicas pois a deficiência aparece de um momento para o outro, quer a definitiva, quer a temporária”, explica a enfermeira.
Depois do peddy paper as barreiras detectadas vão ser comunicadas através de uma listagem, que posteriormente serão dadas a conhecer às instituições, estabelecimentos ou serviços. “ A população em geral também vai conhecer os principais obstáculos detectados”, garante ainda.
Para a realização desta iniciativa a Ordem dos Enfermeiros conta com o apoio de várias entidades, entre as quais a ASCUDT. “ Cada equipa do peddy paper vai ter entre 6 a 7 pessoas e metade serão pessoas com deficiência que possam descobrir barreiras no acesso a tarefas do seu dia a dia”, revela Ângela Prior.
Apesar de o Dia Internacional das Pessoas com deficiência se celebrar apenas a 3 de Dezembro, a Ordem dos Enfermeiros antecipou a actividade.
O Peddy paper de amanhã vai ter início na Praça da Sé e o ponto de chegada será no Mercado Municipal.