Região transmontana pode vir a ter duas novas associações

PUB.

Ter, 09/09/2008 - 07:44


A assembleia municipal de Bragança aprovou ontem à noite a constituição de duas associações: a associação Brigantia EcoPark e a associação Régia-Douro Park. Estas entidades envolvem as câmaras municipais de Bragança e Vila Real, o Instituto Politécnico de Bragança, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e PortusPark.  

Estas associações vão promover os parques de ciência e tecnologia para Trás-os-Montes e Alto Douro com duas unidades. Uma em Bragança e outra em Vila Real.

 

A aprovação das associações era uma condição fundamental para apresentar uma candidatura ao QREN. “Tanto Bragança como Vila Real estão a preparar os estudos que lhe permitem apresentar uma candidatura ao QREN”, revela o autarca salientando que “há uma perspectiva de que nas próximas semanas seja aberto concurso para apresentação de candidatura”. “Entendemos que as duas associações devem estar legalmente constituídas para se apresentarem ao concurso”, acrescenta.

Jorge Nunes, o presidente da câmara de Bragança fala da importância deste projecto. “Eu acho que é importante desde logo porque estamos a trabalhar a uma escala regional, envolvendo as principais instituições públicas e também a ligação de parques de ciência e tecnologia da zona norte”, sublinha Jorge Nunes. “Que quem decida entenda a nossa decisão para que a actividade económica na nossa região possa tornar-se mais competitiva e por esta via fixar mais quadros jovens qualificados e dar o nosso contributo à competitividade do país”, conclui o autarca.

 

Segundo o autarca de Bragança ainda não estão feitas as contas acerca de quanto vai custar a concretização destes parques de ciência e tecnologia.