Castro Roupal vai ter um Pólo Comunitário

PUB.

Ter, 19/08/2008 - 10:31


A aldeia de Castro Roupal, na freguesia de Vinhas, no concelho de Macedo, vai inaugurar, este mês, o Pólo Comunitário. Uma iniciativa do Projecto Trampolim, em parceria com a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.

 

Este é já o terceiro espaço de apoio comunitário que surge no concelho e Sílvia Garcia, vereadora responsável pelo pelouro da Acção Social, salienta que o pólo vai permitir desenvolver as acções do espaço iniciativa. “Através do projecto Trampolim iremos celebrar um protocolo com associação do centro cívico “Anjo da Guarda”, assinala a vereadora sublinhando que “o objectivo é que os técnicos possam trabalhar com a população e agora num espaço melhorado”.

 

Uma assistente social desloca-se a Castro Roupal sempre que haja necessidade e a população pode contar ainda com duas animadoras sociais, para a realização de diversas actividades, mas Sílvia Garcia espera que as pessoas, de forma autónoma dinamizem o espaço. ”O projecto trabalha em todo o concelho, e os técnico não conseguem trabalhar semanalmente com todos, o objectivo é que na própria localidade haja pessoas dinâmicas que aprendam algumas coisas com os técnicos e que depois possam desenvolver”, explica Sílvia Garcia. “Os técnicos irão também aprender muitas coisas com eles, porque já tem sido feitas recolhas interessantíssimas”, garante a vereadora responsável pelo pelouro da Acção Social referindo que “há uma aprendizagem de ambas as partes e isso acaba por enriquecer muito mais estas acções”.

 

Para além de Castro Roupal, existem já em Macedo de Cavaleiros mais dois pólos comunitários: o de Edroso e o de Gralhós.