Sex, 25/07/2008 - 08:01
Carreira Martins, delegado em Trás-os-Montes e Alto Douro da Associação Portugal/Moçambique e organizador do evento refere que através da gastronomia pretende-se estreitar relações entre Bragança e Moçambique. “Uma das formas de promover um país é a gastronomia”, garante Carreira Martins referindo que “já é a quarta edição e o objectivo é trazer um pouco da gastronomia, cultura, animação e arte de Moçambique aqui a Bragança, em continuação das iniciativas de anos anteriores”.
A gastronomia moçambicana vai estar à prova num restaurante da cidade de Bragança com a presença de uma cozinheira daquela nacionalidade. António Machado, o proprietário do restaurante, indica aqui a ementa. “A ementa é caril de camarão, caril de peixe, caril de frango, frango à piri-piri, papaia e abacaxis”, revela António Machado. “Costumamos fazer habitualmente, mas tem que ser por encomenda, vem uma cozinheira de Moçambique que faz os pratos”, afirma o proprietário do restaurante realçando que “nós também já fazemos estes pratos, mas convém que venha a cozinheira própria que já se aprende mais alguma coisa”.
Para a primeira noite, o restaurante já está lotado com reservas marcadas para 80 pessoas. Mas para além da gastronomia há também lugar à cultura moçambicana através da música e do teatro.