Menos insucesso na matemática

PUB.

Sex, 04/07/2008 - 08:18


O insucesso escolar na matemática está a reduzir no distrito de Bragança, sobretudo ao nível do primeiro e do segundo ciclos do ensino básico. A convicção é manifestada pelo coordenador, em Bragança, do Programa de Formação Continua de Matemática para Professores.  

Esta acção começou em 2005 e tem como objectivo melhorar o ensino da matemática.

Em Bragança parece estar a dar resultados pois segundo Manuel Vara Pires há indicadores que revelam melhorias na aprendizagem.

 

“A maneira como os alunos exprimem os seus raciocínios, a forma como entram numa discussão e tentam perceber os argumentos de outros colegas ao responder às questões do professor” são exemplos apontados por este docente, salientando que se trata de indicadores que “não são propriamente mensuráveis embora a expressão mais quantitativa sejam os resultados das provas de aferição” que mesmo assim “têm de ser vistos com algum cuidado” afirma o coordenador do programa de formação.

 

Neste programa participam 58 professores de matemática, de 24 escolas pertencentes a 9 agrupamentos escolares de 7 concelhos do distrito.

Estão ainda envolvidos 1300 alunos.