Workshop sobre o IRS informou transmontanos sobre alterações para este ano

PUB.

Seg, 19/03/2012 - 11:19


Os idosos que recebem pensões superiores a 293 euros mensais vão ter de entregar declaração de IRS no próximo ano e ainda nem todos sabem disso. A constatação é do presidente da Associação Eduardo Canavez, de Vale de Juncal no concelho de Mirandela. Aníbal Sousa é simultaneamente Técnico Oficial de Contas, por isso decidiu promover este Domingo, um worshop sobre o IRS. Esta alteração, que promete afectar muitos idosos transmontanos, foi uma das questões abordadas.  

“Na nossa região temos uma grande parte da polução que são idosos reformados com pequenas pensões, e que agora estão dispensados da entrega da declaração de IRS porque a pensão bruta que recebem por ano não ultrapassa os seis mil euros.

Com as alterações introduzidas pelo orçamento de estado para 2012, esse limite de dispensa de entrega, que é o valor igual à dedução específica, passou para 4104 euros. Significa que em 2013, relativamente aos rendimentos do ano 2012 e se não houver alterações, todos os pensionistas que tenham uma pensão superior a 4104 euros brutos por ano, o que corresponde a 293 euros por mês terão que entregar a declaração de IRS”.

 

Esta medida vai trazer mais burocracias para quem até aqui nunca declarou IRS. Aníbal Sousa teme que muitos só se apercebam para o ano, depois de ter passado o prazo de entrega da declaração. “De certo que muitos ainda não se aperceberam e só se vão aperceber para o ano. E se não fizerem vão pagar uma multa. Quando a dedução específica passou de 7 mil e 500 euros para sei mil, muita gente também não se apercebeu e teve de pagar multa”, acrescentou.

 

Olívia Augusta tem 82 anos e foi ao worshop por curiosidade. Não sabia que para o ano pode ter que entregar a declaração de IRS.“Como não sabia o que era, vim cá. Gosto de saber e de ver o que se passa na aldeia e por todo o lado. Eu não sei se alguma vez fiz mas acho que sim. Já uma vez paguei acho que 50 euros por não ter feito”.

 

Os idosos nestas condições poderiam ter ficado mais informados se comparecessem nesta sessão de esclarecimento, mas não foi bem esse o caso. A maioria dos participantes era população activa que reside nesta localidade às portas de Mirandela e quis ficar a saber mais sobre as questões ligadas a este imposto.

 

“Isto é sempre necessário em termos de impostos é preciso saber tudo o que tenhamos a saber, principalmente agora com os novos cortes… é uma boa iniciativa principalmente para as pessoas que não estão habituadas a lidar com estas coisas. Vale de Juncal não é muito longe da cidade mas é sempre bom ter mais informações”, referiu Carla Silva de  33 anos.

 

“Vim-me informar porque temos um técnico que sabe disso. Nem que não precise de fazer IRS costumo fazer porque já um ano não fiz e tive que pagar uma multa”, acrescentou Beatriz Evaristo, de 68 anos.

 

Já Ermesinda Silva, de 51 anos, referiu que é o marido quem costuma tratar do IRS, mas “é sempre bom ficar mais informada, caso um dia precise de o fazer”.O Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares esteve em análise em Vale de Juncal. Recorde-se que o prazo para entrega da declaração dos rendimentos relativos ao ano passado  termina no dia 31 deste mês, para quem entrega em papel, e decorre durante o mês de Abril para quem o faz pela internet.

Escrito por Brigantia (CIR)