Voluntários de todo o país reconstroem vidas requalificando casas de famílias carenciadas em Mogadouro

PUB.

Ter, 16/07/2024 - 09:11


Quatro habitações do concelho de Mogadouro estão a ser requalificadas por voluntários de todo o país, dando melhores condições a famílias carenciadas

Os voluntários já colocaram mãos à obra. São duas semanas para reabilitar a casa do senhor Francisco. Trabalho não falta, tirar azulejos, picar o tecto, rebocar paredes e colocar um telhado novo.

Matilde Marvão veio de Lisboa para ajudar. Tem 21 anos e pouco percebe de construção civil, mas com o tempo foi aprendendo e já pôs as mãos na massa. “Estava a receber algumas dicas do nosso director de campo sobre meter cimento na moldura de uma porta. Eu não sabia nada sobre construção civil, sabia pintar uma parede. Já dei umas quantas marteladas nos dedos”, contou.

Afonso Lema, de Bragança, é outro dos voluntários. Admite que está a ser um desafio, com dias bastante intensos, mas ajudar uma família é o mais importante. “Acaba por ser o lado mais importante do projecto e o que nos deixa mais enriquecidos, para além da obra, percebermos o que estamos a fazer por estas pessoas”, realçou.

O filho desta família beneficiária também está ajudar nos trabalhos. Francisco Tiago não podia estar mais agradecido pelo trabalho que está a ser feito, tendo em conta as condições em que o pai vivia. “A casa nas condições que estava era complicado para ele. Precisava de interior, telhado e rebocar por fora, ainda estava tudo em tijolo. O meu pai não tem uma perna, já tem 63 anos e era complicado para ele estar aqui no Inverno, com a humidade”, disse.

Estão instalados, em Mogadouro, 30 jovens, que fazem parte da Just a Change, uma associação que se dedica a reabilitar casas de pessoas em pobreza habitacional. O responsável, José Afonso, explicou que o objectivo é proporcionar mais conforto. “A casa é o espaço mais importante da nossa vida e ao reabilitar, ao transformar estes espaços estamos a dar uma oportunidade de mudança e ao termos este espaço digno e com conforto, podemos dar mais conforto a outras áreas da vida".

O município de Mogadouro investiu 23 mil euros na requalificação desta e mais três casas do concelho, Brunhoso, Saldanha e mesmo na vila. O autarca, António Pimentel, diz ter ficado impressionado com o projecto. “A grande maioria são estudantes, mas que funcionam de uma forma muito peculiar, quer nas refeições, quer no trabalho. São uma organização que vale a pena ajudar e que fazem um belíssimo trabalho”, vincou.

Outro dos parceiros é a Movhera, financiando com 25 mil euros. O director de operações, Pedro Ribeiro, salienta que faz parte da política de responsabilidade social da empresa e das metas da transição energética. “Um dos nossos vectores é a pobreza energética e a transição energética e isto mais do que se enquadra. Por outro lado, é-nos muito agradável ver esta juventude toda que vem de diversos pontos do país aqui trabalhar, conhecer a região, mais tarde podem voltar, eventualmente vão falar da região aos amigos”, destacou.

Os jovens estão em Mogadouro desde o início de Julho e terminam os trabalhos no dia 21. Estão instalados na residência de estudantes, com alojamento e refeições pagas pelo município.

Na região, além de Mogadouro, este Verão os jovens vão ainda reabilitar casas no concelho de Vila Flor.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais