PUB.

Voluntários belgas embelezam aldeias no Parque Natural de Montesinho

PUB.

Qua, 10/07/2019 - 10:46


47 voluntários, oriundos da Bélgica, estão a desenvolver vários trabalhos de requalificação de espaços nas aldeias de São Julião de Palácios e da Réfega, no concelho de Bragança. 

Estes jovens vêm, desde há 21 anos, até à região através do Serviço de Voluntariado Internacional, sediado em Bruxelas. Os voluntários têm vindo normalmente no mês de Julho, durante duas semanas, e, os que por agora cá estão, explicam que têm feito várias tarefas.

“Fazemos parte de um grupo de voluntariado internacional. Estamos numa aldeia aqui em Portugal para ajudar a restaurar e para viver na aldeia e partilhar coisas com os habitantes”, contou uma das voluntárias.” Já trabalhamos no cemitério e numa capela e estamos a envernizar a madeira da capela. E estamos a fazer diversos trabalhos na aldeia”, acrescenta outro jovem.

Este projecto de voluntariado tem sido desenvolvido, anualmente, no Parque Natural de Montesinho, e já recebeu perto de 1200 participantes. Este ano vieram dois grupos de belgas mas por aqui, noutros anos, também já passaram franceses e espanhóis. O convívio com os locais e a calma das aldeias é o que mais lhes agrada.

“Do que gosto mais é falar com as pessoas, principalmente com os habitantes daqui, e depois verificar que os trabalhos são importantes, fazem sentido e que são úteis”, diz uma das participantes do programa.

Um dos grupos de jovens voluntários está pelo concelho até domingo, já o outro despede-se da região na terça-feira. Os jovens vão reunir-se sexta, em São Julião de Palácios, para a apresentação dos trabalhos realizados e entrega de certificados de participação. Escrito por Brigantia.

Foto: ICNF

Jornalista: 
Carina Alves