Vinha seriamente afectada com trovoada de Grijó

PUB.

Ter, 02/09/2008 - 09:18


A destruição ronda os 100%. Pouco ou nada se aproveita nas culturas de Grijó. A aldeia de Macedo de Cavaleiros viveu momentos de aflição na passada quinta-feira. Uma tromba de água abateu-se sobre a localidade e a zona da serra de Bornes causando inúmeros estragos em habitações. Agora verifica-se também que a produção agrícola foi seriamente afectada.  

O mau tempo que se fez sentir ao final da tarde da passada quinta-feira deixou a descoberto casas, uma fábrica e submergiu ruas e habitações.

Agora, é possível analisar os restantes estragos, a destruição das culturas da população de Grijó.

 

O presidente da Junta, fala de prejuízos na ordem dos 100%. “Na parte da vinha, pode considerar-se quase 100%” afirma o autarca, acrescentando que “nas oliveiras caiu muita azeitona ao chão e a que ficou está ofendida por causa do granizo e por isso grande parte ainda vai cair de certeza”.

 

António Salselas diz que a Junta de freguesia pouco pode fazer pelos agricultores. “Limitamo-nos a fazer limpeza das ruas com o auxílio de alguns funcionários da câmara, quem poderá fazer alguma coisa é o ministério da agricultura” refere.

A única ajuda possível pode chegar do Ministério da Agricultura, mas não há garantias. “Já estiveram aqui técnicos dos serviços de agricultura que viram vinhas e olivais e está programado que hoje venha cá o Director Regional” afirma o presidente da junta de Grijó.

 

Depois de os directores regionais fazerem a avaliação dos prejuízos, podem vir a ser tomadas medidas. No entanto, é sabido que só vai ser ajudado quem possui seguro de colheita.