PUB.

Viagens de avião para Paris estão num impasse

PUB.

Qui, 17/07/2008 - 08:24


O tipo de avião já está escolhido, mas ainda não há uma decisão definitiva para as viagens aéreas entre Bragança e Paris, este verão. A Aeronorte, a empresa de aviação que assegura a carreira aérea regional Bragança/Vila Real/Lisboa, anunciou em Abril que a transportadora poderia vir a efectuar a ligação entre Trás-os-Montes e França durante este verão. No entanto, ainda não há qualquer decisão tomada nesse sentido.  

Há dois meses e meio, quando fazia a apresentação do avião que faz a carreira aérea regional, José Ribeiro, o presidente da Aeronorte admitia fazer viagens já este verão com um avião de 50 a 80 lugares. “Daqui podemos projectar outros serviços como é o caso de viagens para França para servir os emigrantes” afirmando ainda que “pensamos fazer uma experiência durante o verão”.

 

Em comunicado, a Aeronorte diz agora que continua a fazer o estudo de mercado, que entretanto iniciou, para avaliar o interesse da ligação junto dos potenciais passageiros desta ligação.

A empresa adianta que já determinou o tipo de aeronave que será mais adequada para efectuar as viagens.

 

Salienta, no entanto, que o estudo de mercado é essencial para garantir a viabilidade económica do projecto de forma a evitar o que aconteceu anteriormente com a Aerocondor, empresa que também efectuou ligações aéreas entre Bragança e Paris, mas deixou de operar, alegadamente por falta de viabilidade económica.

 

A Aeronorte estará a ter algumas dificuldades neste processo uma vez que em comunicado refere que “se existisse colaboração, seria exequível iniciar o projecto ainda este verão”.

 

Fonte da empresa disse à Brigantia que em breve deverá ocorrer uma reunião entre o presidente da Aeronorte e o presidente da câmara de Bragança que pode ser decisiva na tomada de decisão. No entanto, a Brigantia sabe que esse encontro ainda não está agendado.