“Verão Ciência IPB” recebe 20 estudantes para conhecer ensino superior

PUB.

Ter, 08/07/2008 - 07:49


Cerca de 20 estudantes do secundário inscreveram-se para participar no “Verão Ciência IPB”. A iniciativa começou ontem e vai decorrer durante duas semanas. No entanto, o calendário estabelecido parece não ter sido favorável e a instituição de ensino já decidiu que no próximo ano o “Verão Ciência” vai decorrer mais tarde.  

 

Esta primeira semana conta com a participação de sete alunos. Na próxima vão ser 13.

Anabela Martins, do gabinete de apoio ao estudante do IPB explica esta diferença. “Tem que ver sobretudo com a época de exames do secundário, nós não previmos que os alunos têm exames até dia 18”, lamenta Anabela Martins acrescentando que ter estas actividades dentro do período de exames deles é francamente desfavorável”. “Só temos uma actividade fora deste período, que é uma actividade que vai decorrer na primeira semana de Agosto e essa é a semana em que temos tido mais alunos a proporem-se de facto, realça Anabela Martins. “Deveríamos ter proposto esta actividade a partir de dia 18 e não até dia 18”, conclui

 

Por isso, o IPB já decidiu que mo próximo ano, o calendário do “Verão Ciência” vai ser alterado. “Partimos do principio que depois do dia 18 os alunos já estariam com mais vontade de aproveitar o tempo de férias para descansar, mas foi uma má aposta”, considera Anabela Martins revelando que “ponderamos para o próximo ano alterar o calendário, no próximo ano o Verão Ciência IPB será na ultima semana de Julho porque é essa semana que tem tido uma grande procura de actividades”.

  

Alguns alunos já tinham participado no ano passado e resolveram regressar para experimentar outras áreas. Outros dizem que esta iniciativa os pode ajudar a decidir a área a seguir, para além de ser uma forma diferente de passar as férias. “Ainda não sei o curso que quero seguir e acho que isto me pode incentivar para algum curso, o IPB tem uma grande variedade de cursos, boas condições laboratoriais, no futuro logo se vê”, sublinha um aluno que decidiu participar na iniciativa. “As opções ainda estão em aberto por isso foi mais para ter uma visão acertada do que eu queria”, defende outro estudante.

  

Grande parte dos alunos são oriundos de Bragança. Mas há também estudantes vindos de Barcelos, Lisboa, Mafra, Mirandela, Setúbal, Sintra e Viseu.