Sex, 13/11/2009 - 11:42
Hoje mesmo, mais de cinquenta sócios, diabéticos ou não, rumam a Lisboa para participar naquele que é o terceiro fórum nacional da diabetes, onde se vai debater e desmistificar a doença.
Catarina Sepúlveda, da ADDB, explica porque é que a associação participa nesta iniciativa e um pouco do cartaz deste fórum.
“Temos uma parte da manhã dirigida aos profissionais de saúde, técnicos. À tarde é mais dirigida à população em geral, especialmente para quem sofre de diabetes.”
A nível local, em parceria com o Centro de Saúde de Macedo de Cavaleiros, a ADDB, organiza, na segunda-feira, uma caminhada pela diabetes…
“No dia 16, a actividade é em conjunto com o centro de saúde. Consiste numa caminhada pela diabetes, uma vez que o Dia Mundial da Diabetes calha num sábado, a comemoração vai ter passar para segunda-feira, a partir das 9h30 da manhã. Seguimos para o ginásio do Piaget, onde haverá uma série de exercícios.”
Acções que não se ficam por aqui. No próximo dia 21, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, a ADDB organiza a Terceira Edição das Jornadas da Diabetes.
Amanhã é Dia Mundial da Diabetes. A ADDB vai estar na Universidade Atlântica, a ouvir falar da prevalência da doença, dos cuidados primários, da diabetes nos hospitais e ainda do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes.
Em Portugal há cerca de um milhão de pessoas com diabetes. Só no distrito de Bragança estão identificados cerca de sete mil doentes.
Por isso, o Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes espera que em 2010 todos os centros de saúde tenham uma consulta específica para tratar a doença.
Escrito por CIR