Utentes da CERCIMAC concluíram 9º ano

PUB.

Ter, 06/07/2010 - 09:15


Dois utentes da CERCI de Macedo de Cavaleiros concluíram o 9º ano, no Centro de Novas Oportunidades do Instituto Piaget de Macedo de Cavaleiros. João Parreira espera apenas que o mercado de trabalho lhe sorria e que consiga encontrar emprego como desenhador da construção civil. O principal entrave até agora não ter a escolaridade obrigatória.  

“Agora com a conclusão do 9º ano vou falar com um senhor para ver se me dá trabalho” refere, acrescentando que “pensei que isto fosse um bocadinho mais difícil, acabou por ser um processo um bocado simples”.

Elsa Sequeira é outra das alunas e também quer continuar para o 12º ano e até tirar a carta de condução.

“Como eu só tenho o sexto ano, queria fazer o 12º para que um dia possa trabalhar. Vamos ver como vai correr porque eu queria aprender a trabalhar em artes plásticas e tirar a carta de condução” afirma.

 

A directora técnica da CERCIMAC estava orgulhosa com o esforço destes dois utentes.

Sónia Sequeira espera que, ao abrigo do protocolo existente com a CERCI, mais utentes possam concluir a escolaridade obrigatória.

“Isto representa o trabalho que a instituição vem vindo a fazer ao longos destes anos e aqui consegue ver-se o final de um processo e de uma evolução muito grande” salienta. “Fomos nós que fizemos o encaminhamento pois temos um protocolo com o Piaget, pois quando vemos que os utentes da instituição têm competências e estão preparados nós fazemos esse encaminhando” explica a responsável.

 

Carlos Silvestre, do CNO do Piaget de Macedo de Cavaleiros, explica que apesar de pouco divulgado, este tipo de ensino possui um guia metodológico para pessoas com necessidades educativas especiais.

“Este programa é adaptado às pessoas com necessidades educativas especiais e o que fazem é sempre dentro das suas capacidades” afirma.

 

O Centro de Novas Oportunidades do Instituto Piaget de Macedo de Cavaleiros já certificou cerca de 500 alunos ao nível do 9º ano.

O processo de certificação de competências do ensino secundário começou mais tarde, mas cerca de 70 pessoas já obtiveram neste CNO o 12º ano.

Escrito por CIR