Qui, 29/03/2012 - 11:45
Com este documento interno, o conselho de administração da ULS do Nordeste, pretende que os cerca de dois mil colaboradores que trabalham nos três hospitais, quinze centros de saúde e três serviços de urgência básica, tenham a noção de qual deve ser o procedimento na relação com os órgãos de comunicação social. No documento a que tivemos acesso, está explícito que o objectivo é definir e uniformizar a metodologia inerente à relação institucional entre a Unidade Local de Saúde do Nordeste e os media, com vista ao tratamento adequado da informação, à garantia de confidencialidade e credibilidade, pode ler-se na nota.Para além disso, a administração da ULS do Nordeste considera ser necessário regulamentar a relação com os media de forma a potencializar os efeitos da divulgação quando tal contribua para a imagem institucional da ULS do Nordeste e minimizar esses efeitos sempre que se trate de danos eventuais para a mesma, adianta o documento interno.
A coordenação dos contactos com a comunicação social passa a ser do Gabinete de Comunicação e Imagem sob a supervisão do conselho de administração que já avisou os colaboradores que não devem fornecer qualquer tipo de informação aos jornalistas, excepto se para tal for incumbido previamente pelo órgão directivo. No entanto, no documento é pedido aos mesmos colaboradores que, caso vejam algum jornalista sem acompanhamento de um elemento da administração ou do gabinete de comunicação, a recolher imagens ou sons no interior ou no perímetro das instalações, devem contratar o mais rápido possível (e estamos a citar) o gabinete de comunicação e imagem para tomar conhecimento do facto e agir em conformidade.
Escrito por Terra Quente (CIR)