Um ano depois de pronta é hoje inaugurada esquadra da PSP de Mirandela

PUB.

Ter, 17/05/2011 - 11:26


A esquadra da PSP de Mirandela é inaugurada hoje pelo Ministro da Administração Interna, Rui Pereira. Está pronta há um ano mas ainda não tinha sido inaugurada porque, alegadamente, faltava verba para comprar o mobiliário.

A obra começou em Setembro de 2009, fruto de um protocolo estabelecido entre a Direcção Geral de Infra-estruturas e Equipamentos e a autarquia mirandelense, que envolve um investimento superior a um milhão e quinhentos mil euros. O Ministério da Administração Interna suporta os custos com a obra e o equipamento, enquanto a Câmara de Mirandela disponibilizou um terreno de cinco mil metros quadrados.

Os cerca de 50 agentes da PSP deixam finalmente uma esquadra antiga sem condições, onde em tempo de chuva os agentes tinham de colocar vários baldes. A cela não está a ser utilizada por falta de condições, depois de indicações da Inspecção-Geral da Administração Interna. As camaratas foram desactivadas e transformadas em vestiários, enquanto a secção de trânsito funcionava onde antigamente estava instalado o bar.

Desde Fevereiro que a nova esquadra já estava a ter despesas mensais fixas, nomeadamente os serviços de água, luz, gás e telefones. Para além disso, as câmaras de vigilância foram retiradas por precaução, depois de uma delas já ter sido roubada, e o gradeamento em redor do novo edifício até já serve, muitas vezes, de estendal de roupa para famílias de etnia cigana que habitam nas imediações.

A nova esquadra será de tipo B, uma espécie de categoria superior às mais usuais, onde a principal diferença está no facto de ter instalações para prosseguir investigação criminal.

Escrito por CIR