Tuberculose em lar de Alfândega

PUB.

Qua, 25/02/2009 - 10:21


Foi detectado um caso de tuberculose numa utente do lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Alfândega da Fé. As autoridades de saúde, juntamente com a direcção da instituição, já estão a desenvolver medidas para rastrear os restantes utentes e funcionários do lar.  

O caso foi detectado na passada sexta-feira quando a idosa foi transportada para o Hospital de Mirandela com problemas do foro respiratório.

“Foi um episódio de insuficiência respiratória aguda e durante o internamento e na sequência de vários exames que foram efectuados é que foi detectada a tuberculose” afirma a coordenadora do Núcleo de Tuberculose da Sub-região de Saúde de Bragança. Fátima Valente acrescenta que “a senhora permanece internada e vai fazer um tratamento durante seis meses”.

 

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alfândega da Fé adianta que a partir de segunda-feira os restantes utentes do lar e os funcionários vão ser sujeitos a um rastreio. “Quando soube do caso contactei de imediato o centro de saúde de Alfândega e o director informou-me que na segunda-feira vão fazer um rastreio a toda a gente do lar para ver se há mais alguém que tenha sido infectado” refere Arsénio Pereira.

 

Ao todo vão ser rastreados 52 idosos e 90 funcionários do lar da Santa Casa da Misericórdia de Alfândega da Fé.

Escrito por Brigantia