Três praias do Nordeste Transmontano distinguidas com bandeira azul

PUB.

Sex, 04/05/2012 - 19:19


  A Praia da Congida, em Freixo de Espada-à-Cinta tem bandeira azul na próxima época balnear, depois de já ter perdido uma vez esta classificação. Também as praias da Fraga da Pegada e da Ribeira na albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, voltam a ser distinguidas com bandeira azul.

A coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul, Catarina Gonçalves, explica que o facto desta praia não ter sido galardoada em 2009 foi uma situação pontual.“A praia da Congida teve um ano que não se pode candidatar porque houve problemas. Não teve propriamente a ver com questões da própria praia em si e da manutenção mas com questões externas, do Rio Douro. Houve uma abertura da barragem o que fez com que, nesse ano, não se pudesse candidatar. Mas foi uma situação pontual”, referiu. De recordar que em 2010 esta praia não se canditatou à bandeira azul. Já no ano passado foi reconhecida com esta bandeira. No Nordeste transmontano há mais duas praias distinguidas. A praia da Fraga da Pegada e a Praia da Ribeira, ambas na albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros. A praia da Fraga da Pegada mantêm a bandeira pelo nono ano consecutivo, sendo, por isso, a praia fluvial mais galardoada do país. Já a praia da Ribeira é distinguida pelo terceiro ano. Catarina Gonçalves sublinha  que para as praias do interior é mais difícil de manter a distinção.Macedo de Cavaleiros é um município que já tem bandeira azul há pelo menos seis anos consecutivos. É de louvar até porque nas praias fluviais é sempre mais complicado manter o galardão devido à sensibilidade da água de que estamos a falar. São águas estagnadas e têm muitos focos de poluição que nem sempre são oriundos do municípios em que a praia está inserida”, acrescentou.

A cerimónia de classificação das praias decorreu esta manhã em Lisboa onde foram anunciadas oficialmente as Praias Costeiras e Fluviais, Portos de Recreio e marinas galardoadas com a Bandeira Azul 2012. A época balnear na região Norte começa a 15 de Junho e termina a 15 de Setembro.

Escrito por Brigantia (CIR)