Todo-o-terreno: Touças promete uma máquina competitiva para a nova temporada do Campeonato Nacional de Trial

PUB.

Qui, 03/04/2025 - 11:29


Novos percursos, com duas provas por fim de semana são as principais novidades da competição nacional de 4x4

A adrenalina todo-o-terreno regressa, no fim de semana, com o arranque do Campeonato Nacional de Trial. A competição inicia em Valongo, no distrito do Porto, e vai ter um novo formato. As verificações são já amanhã e o campeonato vai ter representação brigantina com a equipa Tábô Team 4x4, composta pelo piloto Flávio Gomes e pelo navegador Cristiano Fernandes, que partem com grande expetativa para a nova época.

Novos percursos, com duas provas por fim de semana são as principais novidades do Campeonato Nacional de Trial. Flávio Gomes, mais conhecido como Touças, está entusiasmado para a nova época. “Gosto mais deste novo formato de duas provas por fim de semana, porque se algo correr mal na primeira ainda dá para recuperar na segunda. A meu ver é um formato muito melhor. Os percursos serão novos e terão mais quilómetros, o que acaba por ser entusiasmante e adesão por parte dos pilotos será muito boa. Espero começar bem e conseguir um bom resultado em Valongo”, destaca.

O objetivo de Touças para a nova época é ser campeão nacional. O jipe está agora pintado de azul e espera espalhar a magiem na categoria de Super Proto. Para além de estar renovado por fora, o piloto diz que a máquina está pronta e mais competitiva para superar os obstáculos. “A nível pessoal, penso na vitória e a expectativa será tentar ser campeão. Tenho noção que não é fácil, não ando na pista sozinho, mas estou confiante. O investimento que temos feito no jipe é para andar nos lugares cimeiros. O ano passado tivemos alguns problemas mecânicos, que para esta temporada estão resolvidos e está uma máquina muito competitiva”, vinca.

No entanto, o piloto brigantino indica que está cada vez mais difícil conseguir apoios financeiros. “Quanto aos apoios, a vida está complicada. As empresas estão muito presas e não se querem soltar. Porém, nos tempos em que vivemos, acaba por ser normal”, lamenta.

Vai estrear-se uma nova equipa do distrito de Bragança na competição nacional. A Inferninho Team 32 de Torre de Moncorvo, composta pelo jovem piloto Amadeu Teixeira, de 19 anos, e pelo o navegador Daniel Vieira, de 21 anos, que partem para uma aventura na classe Extreme. 

O Campeonato Nacional de Trial arranca, no fim de semana, em Valongo e vai ser composto por cinco competições no total. A segunda etapa será em Bragança no início do mês de maio, do dia 2 ao dia 5. A terceira será em Tábua, de 30 de maio a 1 de junho. A quarta prova está marcada para Paredes, do 24 ao 26 de outubro, e o campeonato encerra em Mação, a competição decorrerá de 21 a 23 de novembro.

A equipa brigantina da Tábô Team 4x4, composta pelo piloto Touças e pelo navegador Cristiano Fernandes, parte com a expectativa de se tornar campeã nacional.

Jornalista: 
Vitor Fernandes Pereira