Seg, 24/03/2025 - 12:00
Arrancou em Carrazeda de Ansiães, no sábado, a terceira edição do Tua Walking Festival.
À semelhança do ano anterior, a Caminhada Pedestre promovida pelo Parque Natural Regional do Vale do TUA, contou com 250 inscritos, tendo as inscrições esgotado em apenas três semanas.
O diretor do parque, António Luís Marques acredita que, cada vez mais, este tipo de iniciativas formam o novo “turismo de luxo”.
“Eu quase diria que é de luxo porque é raro. Isto é para quem gosta mesmo de estar num sítio fenomenal, de experiências singulares, genuínas e que não consegue ter noutro sítio. Porque este território é tão belo, mas ao mesmo tempo desafiante. E, portanto, vir a este território é assumir também desafios e estar aqui em comunhão com uma área natural que é potente”, disse.
Para além desta iniciativa, existem outras que formam, segundo o diretor, a riqueza do parque e que são agora alvo de candidatura ao Turismo de Portugal.
“O parque tem mais ativos, um deles que nós queremos começar agora a trabalhar de uma forma mais ativa é o astroturismo, porque ele é singular. Na região norte do país não há nada pensado conforme nós temos para este território do Vale do Tua. Esta candidatura que está submetida ao turismo de Portugal, pode ser uma alavanca para isto. Nós temos mais condições, para trazer outros públicos. O Birdwatching é uma delas e, portanto, Carrazeda de Ansiães tem estes ativos fortes para poder pegar, desde que estejam ancorados a outras coisas que o território já tem e que nós não podemos perder”, disse.
Para além do astroturismo, o parque natural regional do vale do TUA está a montar uma candidatura que visa a valorizar e proteger o potencial natural dos parques.
No arranque do festival pedestre esteve também presente o Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que garante que a candidatura ao astro turismo tem tudo para ser aprovada.
“O astroturismo é uma prática que está a crescer em Portugal. Do meu ponto de vista, a candidatura, desde que reúna as condições técnicas, tem tudo para ser aprovada, mal seria que assim não fosse, até porque estamos também a contribuir para diversificar a oferta daquilo que, hoje, Portugal tem nos seus 22 produtos turísticos”, vincou.
O autarca de Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves, acredita que estes ativos atraem os visitantes que acabam por conhecer o resto do território. O Tua Walking Festival arrancou no sábado e vai acontecer durante mais quatro fins-de-semana, nos concelhos de Alijó, Mirandela, Murça e Vila Flor.
Escrito por Brigantia