PUB.

“Tem qualidades que não encontramos em todos os jogadores nem em todos os pontas de lança"

PUB.

Qui, 23/03/2017 - 11:15


Amadu Turé é a referência do ataque do Grupo Desportivo de Bragança. O ponta de lança guineense é o melhor marcador dos brigantinos e o segundo da série A do Campeonato de Portugal Prio.

Esta temporada, o jogador, de 23 anos, já facturou 14 vezes em 24 jogos.
Turé chegou a Portugal em 2011, ingressou nos juniores do Tourizense, e não teve um início fácil. “Era um miúdo que vinha de um país com dificuldades. Não tinha muita massa muscular e fruto disso acabou por ter um desenvolvimento rápido, fruto das condições que o clube lhe proporcionou. Ele acabou por ter pubalgia pois o trabalho de campo acabou por não ser bem acompanhado”, recorda André David, o primeiro treinador do ponta de lança.
André David e Turé voltaram a cruzar-se na temporada passada no GDB. Para o técnico o ponta de lança distingue-se dos restantes jogadores pelas características físicas e a capacidade de assimilar informação.
“Tem qualidades que não encontramos em todos os jogadores nem em todos os pontas de lança. É muito forte fisicamente e no jogo aéreo. É um jogador com um espírito de sacrifício muito grande, com uma disponibilidade enorme para o jogo. É um jogador muito rápido. É um jogador muito humilde e com uma grande capacidade de absorver aquilo que os treinadores têm para dar”.   
O treinador, que esta temporada treinou o Académico de Viseu, não tem dúvidas que Turé vai rumar à 2ª Liga já na próxima época. “Tem características e qualidade para jogar na 2ª Liga”.
Turé veste a camisola do GDB há duas temporadas. Esta época já apontou 14 golos em 24 jogos. Na época passada marcou nove vezes.

Jornalista: 
Susana Madureira / Foto de Guilherme Moutinho