Técnicos camarários avaliaram prejuízos das cheias no Portelo

PUB.

Qua, 06/01/2010 - 10:46


Depois das cheias que atingiram a aldeia do Portelo, em Bragança, no final do ano, os técnicos da autarquia estiveram ontem no local a fazer o inventário dos prejuízos. O presidente da junta de freguesia, Amândio Costa, espera que os lesados possam vir a ser indemnizados.  

“Fez-se a visita ao local, fotografou-se tudo, inventariaram-se os prejuízos em privados, decorrentes da inundação de terrenos e desta casa, públicos, eventualmente ambientais… deverá haver responsabilidades, não sei de quem são mas no decurso da investigação vamos ver”, garante.

Estiveram presentes técnicos de ambiente da câmara de Bragança, da protecção civil municipal e uma representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Norte.

Ausente esteve o Parque Natural de Montesinho, apesar de a extracção de areias que poderá ter causado a inundação decorrer na sua área.

Amândio Costa diz que essa ausência o deixa preocupado.

“Deixa porque o PNM e o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, com a recente aprovação do plano de ordenamento do parque, penso que têm alguma responsabilidade nisto e uma palavra a dizer na questão do licenciamento da exploração de areia”, refere.

Os responsáveis da autarquia remetem mais comentários para quando estiver pronto o relatório que vai apurar responsabilidades, o que deverá acontecer “o mais depressa possível”. 

A Brigantia tentou entretanto uma reacção do Parque Natural de Montesinho mas, até ao momento, não foi possível chegar à fala com ninguém responsável.

Escrito por Brigantia