Sub-região de saúde quer rastrear todos os fumadores do distrito

PUB.

Seg, 15/12/2008 - 09:48


No próximo ano a sub-região de saúde de Bragança vai tentar apurar o número de fumadores que existem no distrito de Bragança. Esta é uma das acções inseridas no Plano de Intervenção para 2009 das equipas de cessação tabágica dos centros de saúde. Os grupos foram criadas há cerca de dois anos e existem 13 em todo o distrito, sendo que em Mirandela vai ser criada em breve mais uma. Actualmente há cerca de 300 pessoas inscritas nas consultas de cessação tabágica. Só em Bragança há 140.

O número de fumadores no distrito não é desconhecido, mas no próximo ano a sub-região vai realizar rastreios nos centros de saúde com o objectivo de apurar esses dados.

“O nosso objectivo é que cada equipa dos centros de saúde rastreie o máximo possível”, garante Clementina Fernandes, coordenadora distrital do núcleo de cessação tabágica.

 

Segundo a responsável, alguns fumadores apresentam problemas psiquiátricos e o encaminhamento para o Centro Hospitalar do Nordeste não está a ser facilitado. “Pretendíamos ter a colaboração do hospital, mas não está muito receptivo”, revela.

  

Uma situação que alegadamente se deve à falta de recursos.

Para prevenir o consumo precoce de tabaco, a sub-região já iniciou acções junto das escolas.

A atenção volta-se sobretudo para o terceiro ciclo.

A incidência no sexo feminino também tem vindo a aumentar.

Segundo Sérgio Vinagre, coordenador do Programa de Prevenção e Tratamento do tabagismo da ARS-Norte, refere que “entre o 7º e o 9º ano mais que duplicam o número de alunos que fumam, especialmente de meninas”. O coordenador diz que esta tendência tem vindo a ser global no país.

 

O responsável salienta ainda que em Bragança, ao contrário de outras cidades do Norte, há uma situação que não ajuda a combater este cenário. “H´a muitos espaços colectivos de restauração em que escolheram ter espaços só para fumadores”, acrescenta.

Escrito por Brigantia