Sub-região de saúde extinta no domingo

PUB.

Qua, 25/02/2009 - 08:26


O Agrupamento de Centros de Saúde do Nordeste entra em funcionamento no próximo Domingo, dia em que se extingue a Sub-região de Saúde de Bragança. Em termos de liderança não há novidades, Berta Nunes deixa de ser coordenadora da Sub-região para passar a ser directora executiva do Agrupamento.  

A nova estrutura agrupa todos os centros de saúde do distrito de Bragança e o de Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda.

Este último vai dispor de um SUB, ou seja, um Serviço de Urgência Básica que deverá abrir no Verão deste ano. “Estamos a trabalhar para que o SUB de Foz Côa abra até Julho deste ano” adianta Berta Nunes salientando que “é um centro de saúde que ainda está nas instalações da misericórdia e por isso vão ter de ser feitas obras”.

 

E apesar do Centro de Foz Côa passar a pertencer ao Agrupamento de Centros de Saúde do Nordeste, o secretário de Estado da Saúde esclarece que os utentes poderão escolher o hospital para onde querem ir. “Podem escolher entre os hospitais do Nordeste Transmontano ou o hospital da Guarda, onde aparentemente é hábito irem e para onde os circuitos de deslocação são mais simples” afirma Manuel Pizarro.

 

Entretanto, Berta Nunes anunciou que as melhorias na rede de banda larga no distrito, o que vai permitir o funcionamento a 100% do serviço de Teleradiologia em todos os centros de saúde, excepto nos de Macedo e Mirandela.

“Já temos a funcionar a teleradiologia pois o upgrade sofrido na largura de banda já nos permitiu pôr a funcionar a 100% esse sistema” refere a futura directora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde do Nordeste e neste momento as radiografias feitas nos centros de saúde têm uma resposta mais rápida. O sistema permite ainda que “os médicos possam aceder ao raio-X no computador do seu gabinete”.

 

Segundo Berta Nunes há ainda mais espaço para aperfeiçoar o serviço prestado ao utente, mas fica dependente de melhorias na rede de banda larga.

Escrito por CIR