Spatiobus passou por Bragança para pôr os mais novos em contacto com as ciências espaciais

PUB.

Qua, 09/03/2022 - 09:07


Mais de 300 crianças de Bragança, do terceiro, quarto e quinto anos, passaram, ao longo dos últimos dois dias pelo Spatiobus. Este autocarro veio de França e parou por Bragança, onde os mais pequenos puderam contactar, de perto, com as ciências espaciais.

Ontem, na última tarde de experiências e actividades, as crianças criaram foguetões para depois lançarem. Uma forma de compreender melhor para que servem, para onde vão e o que é que transportam.

“Estiveram a falar um bocadinho sobre o espaço e o que se lança para o espaço, a explicar como fazer os satélites e como é que voavam, quantas horas demoravam. Aprendemos mais sobre tudo. Vamos fazer um foguetão, com papel fita-cola e tesouras, que vai voar, vamos lançá-lo para ver qual chega mais alto”, contou uma das alunas.

O autocarro que passou por Bragança é uma iniciativa do Centro Nacional de Estudos Espaciais francês, que desenvolveu este “Satélite Terrestre”, um instrumento de animação e educação. O Centro Ciência Viva de Bragança foi parceiro da iniciativa e segundo a directora, Ivone Fachada, não faltara actividades para enriquecer a mente e a curiosidade das crianças.

“Essencialmente, estão a construir os foguetões para replicar o modelo do foguetão europeu, o Ariane 5 e perceberem que os foguetões servem para levar material para o espaço satélites telescópios, pessoas. Têm outra actividade relacionada com Marte, têm de idealizar a sua própria base marciana, de forma que se um ser humano vivesse em Marte o que é que ele precisaria para sobreviver”, sublinhou.

Em Bragança foram 15 as turmas que experienciaram as actividades vindas de França. Uma forma de mostrar aos mais pequenos que todas as ciências são importantes.

A viagem começou em Bragança, mas serão percorridos outros pontos do país. O próximo destino é Moimenta da Beira.

Esta foi a primeira vez que o autocarro viajou para um país estrangeiro. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Carina Alves