Sónia Geraldes é nova Grã-Mestre da Confraria Ibérica da Castanha

PUB.

Sex, 10/05/2019 - 09:47


A Confraria Ibérica da Castanha tem uma nova direcção. Sónia Geraldes foi eleita Grã-mestre, substituindo Paulo Hermenegildo que cumpriu dois mandatos à frente da entidade.

A responsável, que já integrava a anterior direcção, explica que uma das maiores preocupações actuais da confraria é a vespa das galhas do castanheiro e para a combater praga pede mais apoio aos municípios.

“Sensibilizar os municípios para um apoio mais directo e até possível num apoio monetariamente no combate a esta nova praga que agora assola os soutos, de forma a contrariar aquilo que está perspectivado ou seja, um decréscimo da produtividade de castanha. Para já ainda não pedimos nada mas a intenção da confraria ibérica da castanha é sensibilizar todos os municípios onde há produção de castanha para que efective algum tipo de apoio de forma a que haja mais luta biológica”, salientou.

Sónia Geraldes entende que tem de haver uma acção concertada entre várias entidades para combater a praga, já que o número de novos focos não pára de aumentar: “todos somos poucos para fazer face a esta praga, que noutros países já se traduziu em grandes decréscimos de produção. Já há muitas entidades envolvidas e a confraria da Castanhas está participa desde o primeiro momento”.   

As preocupações da nova direcção da Confraria Ibérica da Castanha.

Escrito por Brigantia
Foto: Confraria Ibérica da Castanha

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro