Seminário explora Etnobotânica de Miranda do Douro

PUB.

Sex, 08/06/2012 - 19:04


Apresentar à população os resultados de dois anos de investigação na área da Etnobotânica da região de Miranda do Douro, foi o objectivo do Seminário de Etnobotânica e Recursos Vegetais, que decorreu hoje em Bragança. Esta iniciativa resulta da parceria entre a Frauga (Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote) e a Escola Superior Agrária.

Na plateia estiveram 36 participantes, desde professores do ensino secundário, professores do ensino superior, estudantes, técnicos de vários organismos ligados à Natureza, proprietários de pequenas empresas, a antropólogos, e arqueólogos.O objectivo foi dar a conhecer o trabalho de dois anos para a conservação da biodiversidade da região mirandesa.Para o presidente da Frauga, Jorge Lourenço, este trabalho pretende incentivar o retomar do cultivo de algumas plantas medicinais e gastronómicas, que se foi perdendo ao longo do tempo.“Este seminário é o culminar de uma das acções que estava prevista no projecto aprovado pelo ON2, no âmbito do CREN, da gestão de espaços protegidos, e que tinha previsto na fase final do projecto, um seminário onde pudessem ser discutidas e abordadas as questões da Etnobotânica em toda a terra de Miranda. O objectivo é apresentar à comunidade os resultados que conseguimos recolher ao longo destes dois anos, e de alguma forma incentivar a população para alguns usos que se foram perdendo e retomá-los. Já o fizemos no âmbito do projecto com o cultivo do linho, do açafrão e também de alguns produtos que se foram perdendo ao longo dos anos”.Os participantes no seminário garantem que este tipo de iniciativas são sempre bem-vindas e permitem obter um maior conhecimento acerca do mundo vegetal.“Achei o tema bastante interessante e acho que é importante divulgar este tipo de conhecimento e este tipo de acções de sensibilização”. Carla Quaresma“O tema da Etnobotânica é um tema que me interessa particularmente para o meu trabalho, para a minha investigação, e acho que é um tema que devia interessar a todas as pessoas, porque diz respeito à vida quotidiana que as comunidades tinham. É um conhecimento que se está a perder e que pode vir a servir no futuro. Se não forem estas iniciativas para guardar esse saber, qualquer dia vamos precisar desses conhecimentos e não os temos”. João Tereso

O projecto que irá culminar na edição de um catálogo de espécies de Etnobotânica da terra de Miranda, e num livro de receitas de usos gastronómicos e medicinais, vai prolongar-se até 2013, através do apoio do fundo EDP para a biodiversidade.

Escrito por Brigantia (CIR)