Semana Académica 2012 de Bragança acontece mais cedo e é mais cara

PUB.

Qua, 18/04/2012 - 11:33


Vai ter um dos maiores orçamentos de sempre e mais cedo do que o costume. Vai ser assim a semana académica de Bragança deste ano, que arranca já no dia 23 até 30 de Abril.  

O presidente da Associação Académica do Instituto Politécnico de Bragança garante que foi uma medida a pensar nos visitantes.

 “Quisemos aproveitar a época dos feriados porque sentíamos que havia muita gente que já estudou cá e querem vir. E os nossos colegas têm de faltar às aulas. Assim, pode-nos dar outra receita de bilheteira e melhorar o cartaz.”

O cartaz foi oficialmente apresentado ontem, em Bragança.

 No primeiro dia, segunda-feira, 23, realiza-se o Baile de Finalistas. Segue-se Boss AC no dia 24, a actuação de Tunas no dia 25, Quim Barreiros a 26, antes da dupla Quim Roscas e Estacionâncio, a 27, juntamente com Klepht.

O grande dia deverá ser sábado, 28, com o concerto de Xutos e Pontapés. Domingo, 29, actuam os Quem é o Bob. No dia 30, o desfile académico será o ponto alto da festa dos estudantes de Bragança. Este ano haverá um concerto na Avenida Sá Carneiro, em Bragança, que estará fechada durante a tarde, para receber os finalistas e a Banda Red. À noite actuam os Buraka Som Sistema, num dos dois únicos concertos que darão este ano em queimas das fitas.

 Um cartaz que, segundo Rui Sousa, exigiu um grande esforço financeiro da academia brigantina.

 “Ultrapassa os 200 mil euros. Achamos que é muito arriscada, mas também não podíamos decepcionar as pessoas. Este ano quisemos fazer uma Semana Académica muito boa e melhorar o cartaz.”

 Um orçamento que exigiu alguma coragem, uma vez que os patrocínios angariados em Bragança são escassos.

“Conseguimos três mil euros de patrocínios. E quase me dá o riso porque estive em Setúbal e a falar com os nossos colegas de Vila Real e eles ‘só’ conseguem 50 ou 60 mil euros. As pessoas dizem que nós não procuramos mas os empresários dizem que somos a única empresa do concelho que tem dinheiro e não querem fazer parcerias. A câmara de Bragança cede-nos as licenças, que custam 50 mil euros, e os autocarros da 1h00 às 3h00 durante a semana e da 1h00 às 4h00 aos fins-de-semana.”

 Por isso, chegou a ser equacionada uma mudança de nome.

 “Foi por muito pouco que não mudámos para Semana Académica do IPB, porque não passa disso. Tirando as pessoas que vão ao pavilhão do Nerba e pagam bilhete, temos cinco empresas a apoiar, e só três são de Bragança. É desmotivante e não pode ser sempre a direcção do IPB e os Serviços Sociais a ajudarem-nos”, queixa-se.

 Os bilhetes mais baratos para a Semana Académica de Bragança custam cinco euros, enquanto os mais caros, para o concerto de Xutos e Pontapés, custam 13 euros para estudantes e 15 para não estudantes.

O bilhete para todos os dias custa 40 euros para estudantes e 50 para o resto do público.

 

Nota ainda para os DJ’s que vão animar as noites depois dos concertos. São todos alunos do IPB.

Escrito por Brigantia (CIR)