Santa Casa de Alfândega com Salários em atraso

PUB.

Ter, 19/04/2011 - 12:10


A Santa Casa da Misericórdia de Alfândega da Fé está com dificuldades de tesouraria e tem mesmo salários em atraso. Alguns funcionários queixam-se de não ter recebido o mês de Fevereiro e agora temem pelo futuro.

Alguns dos funcionários com quem falámos aceitam prestar declarações, mas recusam dar a voz por medo de represálias.

 

Queixam-se que os salários do mês de Fevereiro dos oito técnicos da instituição não foram pagos, tal como o subsídio de alimentação dos cerca de 70 funcionários da Santa Casa.

 

O provedor, Arsénio Pereira, confirma as dificuldades de tesouraria mas escusa-se a fazer comentários, para já, pois garante que está a tentar resolver a situação.

 

De facto, ao que foi possível apurar, a Santa Casa de Alfândega está a tentar negociar um empréstimo bancário para avançar com uma reestruturação interna.

 

O problema prende-se com a garantia que a instituição pretende dar ao banco. O edifício do lar ainda não está registado em nome da Santa Casa devido a um diferendo entre os antigos proprietários e Arsénio Pereira tenta nesta altura encontrar uma solução.

 

Mas os funcionários temem pelo futuro, até porque, internamente, já terá sido admitida a possibilidade de entregar a Santa Casa aos cuidados da Segurança Social.

 Houve já algumas queixas por parte de funcionários quer na Segurança Social, quer na Inspecção de Trabalho.

Nesta altura, e tendo como referência o relatório de contas de 2010, o peso da massa salarial nas contas da instituição supera os 60 por cento.

Escrito por Brigantia