Requalificação do núcleo central da Congida poderá avançar em breve

PUB.

Ter, 15/04/2008 - 08:06


Vai ser lançado o concurso público para a requalificação do núcleo central da Congida, em Freixo de Espada à Cinta. Após algumas dificuldades de aprovação pelo Instituto do Turismo, a obra vai mesmo avançar. Trata-se de um projecto da autarquia, no valor de dois milhões de euros, comparticipado em metade pelos programas comunitários Pictur e Interreg, e que vai estar terminado até ao final de 2008.

O concurso público para a requalificação do núcleo central da Congida, em Freixo de Espada à Cinta vai ser lançado. A obra vai arrancar e a autarquia pretende terminá-la até ao final deste ano.

A primeira fase do projecto visa a requalificação da zona central da Congida, inserida em pleno Parque Natural do Douro Internacional e contempla uma piscina flutuante no rio, um anfiteatro, um espaço envolvente relvado e infra-estruturas de madeira, de forma a enquadrarem-se esteticamente naquele local, como explica José Santos, o autarca de Freixo de Espada à Cinta, “estamos a falar da requalificação daquele núcleo central da Congida onde tem aquele bar que fica muito mal naquele núcleo central da Congida não tem qualquer estética, vai ser substituído por infra estruturas de madeira, vai levar relvado, um anfiteatro e também uma piscina flutuante no rio”.

Quanto à segunda fase do projecto de requalificação da Congida, o parque de campismo flutuante, talvez tenha de ficar para mais tarde. Acampar sobre as águas do Douro Internacional já este Verão, como estava previsto, afinal parece não ser já possível.

É necessário ainda fazer alguns acertos no projecto e com a Iberdrola, a empresa espanhola que gere e distribui a energia eléctrica, responsável pelas barragens.

“O parque de campismo flutuante é uma segunda fase do projecto, no entanto há alguma prudência em relação a essa questão porquanto o Verão passado nos disse que isso será um problema”, diz o autarca que acrescenta que “ efectivamente se o rio continuar a baixar por vários anos quando a IBERDROLA quiser fazer limpezas ou qualquer intervenção nas barragem, isso faz-nos repensar esta forma do parque de campismo flutuante”.  

 

A ideia do parque de campismo flutuante passa por conquistar terreno ao Rio Douro, através de um sistema de estacas que vão suportar uma plataforma, para um máximo de 200 campistas.

No entanto, o projecto também tem em conta aqueles que preferem acampar com os pés bem assentes na terra, com um espaço localizado na margem do Rio.