Requalificação do núcleo central da Congida pode estar concluída no final do ano

PUB.

Qua, 09/07/2008 - 08:24


  Cerca de um milhão de euros é quanto vai custar o projecto da requalificação do núcleo central da Congida, em Freixo de Espada à Cinta. A obra já foi adjudicada e deverá estar concluída no final deste ano.

 Contudo, o parque de campismo flutuante previsto para aquele espaço é um projecto que, por enquanto, não se vai concretizar. “O domínio hídrico está a levantar grandes problemas e há outra coisa que nos motiva a não avançar, para já, com o parque de campismo flutuante que é a questão da baixa do rio”, revela José Santos, o presidente da câmara de Freixo de Espada à Cinta afirmando que “a Iberdrola está a baixar sucessivamente o rio e isso leva-nos a ter grandes problemas com as plataformas”.   José Santos espera que o projecto seja apoiado pelo próximo QREN. “Temos uma candidatura que foi apoiada por um programa nacional que é o Pictur, essa candidatura está garantida e assegura mais ou menos o montante de 150 mil contos, já com a participação da câmara”, adianta o autarca acrescentando que “a obra custa um milhão de euros e é esse dinheiro que nos está a fazer alguma diferença”. “Esperamos que neste QREN possamos colocar uma nova candidatura para as zonas ribeirinhas, que iria de encontro às nossas necessidades”, considera o presidente da câmara de Freixo de Espada à Cinta. 

O autarca revela ainda que há outra empreitada prevista para aquela vila. “Temos um grande projecto para drenagem das águas da vila, que é importantíssimo para a vila de Freixo, porque cada vez que chove um bocadinho mais que o normal, Freixo é vítima de inundações”, esclarece José Santos. “Isso vai-nos levar a criar uma conduta de água em alguns arruamentos que traga a água para a pendente do rio Douro”, sublinha José Santos. “É um projecto que vai custar 2 milhões de euros”, adianta o autarca assinalando que “não vamos começar, porque só temos duas candidaturas que asseguram metade do investimento”. “Esperamos que se consiga uma nova candidatura para abarcar todo o investimento que é necessário fazer”, afirma.

 A requalificação da zona central da Congida contempla uma piscina flutuante no rio, um anfiteatro, um espaço envolvente em relvado, infra-estruturas de madeira e muros de xisto.