Qui, 31/12/2009 - 09:44
Situada em pleno Parque Natural do Douro Internacional, a REN quis “conceber uma arquitectura adaptada à natureza da paisagem, os edifícios têm um acabamento com aspecto rústico para condizer com a paisagem envolvente que tem muita rocha” refere o director de divisão de equipamento da REN.
Por outro lado “fizemos um projecto paisagístico que no sentido de plantar árvores e arbustos em redor da subestação para que este conceito fosse integrado o mais possível na paisagem” acrescenta.
A subestação está a ser construída na freguesia de Lagoaça.
Jorge Liça diz que a localização foi estratégica e explica que “constituiu um nó fundamental no escoamento da produção hidroeléctrica do Douro Internacional pois há que fazer com que a energia produzida em Picote e Bemposta seja transportada para todo os território nacional.
Mas, por outro lado, esta subestação vai permitir uma interligação com Espanha. “A região transmontana a região vizinha espanhola são muito fortes do ponto de vista dos recursos renováveis e nessa zona já estão estabelecidas linhas de interligação entre os dois países” explica, acrescentando que “nós estamos a reforçar essas linhas de interligação aumentando a capacidade de interligação entre os dois países”.
As obras só devem estar concluídas em meados do próximo ano.
A empreitada criou 70 postos de trabalho.
Escrito por Brigantia